quarta-feira, 2 de março de 2011

Crente pode ser rico? Crente pode sonhar?


Claro que pode! Mas para você chegar até lá existe uma coisa chamada ação e outra chamada motivação. A motivação é o combustível da ação.Por isso, a motivação de um crente para alcançar seu sonho nunca deve ser o amor ao dinheiro, a ganância ou a busca de sua própria fama. A bíblia nos diz que “O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.” (I Timóteo, 6:10).Isso não significa que o dinheiro é maldito, mas sim o AMOR a ele é que é a raiz de TODOS os males. A bíblia de forma alguma nega as necessidades físicas ou terrenas, tratando-nos como seres exclusivamente celestiais. Precisamos comer, nos vestir, trabalhar, ter um lugar para morar, sempre com a consciência de que nosso tesouro não está aqui nesse mundo terreno.

Uma das grandes e homéricas confusões reside em 2 versículos, o primeiro diz: “Por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso contentes. (1 Timóteo 6:8).” Esse versículo costuma ser usado como pretexto por pessoas acomodadas que querem justificar sua passividade, preferindo ficar na arquibancada da vida. Elas sempre mencionam esse trecho de forma tendenciosa e parcial, simplesmente esquecendo-se do CONTEXTO do versículo! O problema é que “trecho sem contexto gera pretexto” e a compreensão da verdade fica toda deformada. Lendo novamente “1 Timóteo 6:8” na íntegra e interpretando todo o seu contexto, fica claro que trata-se de um alerta sobre a MOTIVAÇÃO do nosso coração, numa tentativa de abrir os nossos olhos para não depositarmos nossas expectativas nos bens materiais, veja como ele termina: “Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição.” Concluindo: O a apóstolo Paulo, que é um exemplo de quem soube “estar contente na riqueza e na escassez”, quer nos ensinar que a nossa felicidade não depende das coisas terrenas poisa verdadeira felicidade vem de Deus. Traduzindo de forma contemporânea: Precisamos sim de dinheiro, mas não dependemos dele para ser feliz.


Já o segundo motivo de confusão é o versículo super conhecido que diz: "é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus (São Mateus 25,18)”. Fala sério, eu já vi um “filósofo” num programa da Cultura debatendo esse versículo e falando que ser crente é coisa pra pobre e que os evangélicos têm uma visão reducionista de mundo porque eles acham que NENHUM rico poderá fazer parte do Reino. Eu dei risada pra não chorar... como alguém tão “articulado, erudito e seleto” pode analisar um versículo desses de forma tão, digamos, “reducionista”???!!! Pois é, só posso acreditar que ele estava sendo tendencioso e, no mínimo, pernicioso... sabe lá qual era a intenção daquele mané...

Desfazendo a confusão: Este versículo não diz que NENHUM rico entrará no reino. Ele só menciona que isso é difícil... E por que que é tão difícil? Simples! Porque as pessoas ricas costumam ser tão “autosuficientes” que acham que não precisam de nada e de ninguém, elas se bastam a si mesmas e consequentemente não precisam de Deus. Afinal, elas podem comprar tudo o que desejam!!! O pior é que é verdade... Mas pense bem... Com dinheiro você consegue comprar a cama mais confortável do mundo, mas não consegue comprar um sono tranqüilo, consegue comprar os remédios mais caros e os tratamentos mais avançados, mas não consegue comprar saúde, consegue pagar viagens incríveis, mas não consegue comprar paz de espírito, consegue pagar as melhores faculdades, mas não consegue comprar sabedoria... sabe porquê? Por que tudo isso vem de Deus, somente Ele é quem pode conceder tudo isso ao homem. Infelizmente o mundo e, principalmente, a publicidade sempre dizem o contrário.

O evangelho nunca fez apologia à pobreza, as pessoas que são superficiais demais e não conseguem absorver a profundidade dos ensinamentos de Jesus. Exemplos de crentes ricos e servos do Senhor NÃO FALTAM na bíblia. Abraão era um homem riquíssimo, Davi foi rei de Israel e seu filho Salomão um dos mais admirados pela suntuosidade de seu reino e principalmente por sua sabedoria. Quer mais exemplos de crentes ricos na bíblia? José, que de escravo virou governador do Egito, Daniel que saiu da cova dos leões para se tornar um jovem da realeza, Esther que de anônima virou rainha... enfim, exemplos de pessoas riquíssimas e das quais o Senhor se agradava não faltam na bíblia.

Por isso, meu convite é que, você, como adolescente cristão OUSE SONHAR e não sonhe pequeno. Você acha que Deus lhe deu inteligência, um cérebro fantástico, saúde, um corpo cheio de vida pra quê? Pra ser um “coach potato” e apodrecer na frente de uma televisão, computador ou videogame? Claro que não... coloque em prática todo o seu potencial de realização que, com Deus, se amplia de forma exponencial! Dê asas à sua imaginação e sonhe alto mesmo. Nada te impede de ser um escritor, um político, um jornalista, um empreendedor, desde que tudo isso seja com a intenção e/ou motivação de fazer o nome do Senhor ser engrandecido entre os homens.

Mesmo estando numa posição de destaque e projeção social, a sua motivação deve ser sempre de buscar seu anonimato e a fama de Cristo pois a glória desse mundo é uma ilusão passageira. Os seus sonhos estão no lugar certo, basta você construir a escada e colocar Deus no centro de cada um deles.

“Eu não preciso ser reconhecido por ninguém, a minha glória é fazer com que conheçam a ti.E que diminua eu, pra que tu cresças, Senhor, mais e mais. E como os serafins que cobrem o rosto ante a ti,escondo o rosto pra que vejam Tua face em mim.” (Tua graça me basta - Toque no Altar)

12 comentários:

Anônimo disse...

ótimo texto, tia Monique. Que Deus a abençõe.
Beijos Dani

Oswaldo disse...

Muito bom!!
Vou aplicar em minha aulas!

Unknown disse...

Minha esposa como sempre arrasando na escrita!!!
Muito bom o texto, amor da minha vida.
Garotada, vamos acordar!!!! Vamos fazer o nome do Senhor famoso!!!!

Anônimo disse...

maravilhoso o texto
parabens tia monique

Anônimo disse...

Bom texto! Ou seja, podemos estudar, termos grandes cargos, ganharmos altos salários, sermos empresários, PORÉM, se vivermos no luxo, ostentação, consumir por status e não utilidade e desperdício de dinheiro, e não investirmos no social e evangelização das pessoas, então, sim, será impossível entrar no Reino de Deus!

Anônimo disse...

Pai do Céu!!! quanta sabedoria!!! agora posso ser rico em paz!!!! Deus abençoe poderosamente a vida de cada um que ler as palavras descritas aí!!! Obrigado pela força!

Unknown disse...

4444

Unknown disse...

Parabéns pelo texto. Já adianto que vou usar na aula de domingo, que fala sobre "Uma fábrica de sonhos e ilusões". Classe de Adolescentes de 15 a 17 anos. Citarei a fonte é claro.

Zípora disse...

A paz do Senhor!

Acho ótimo as pessoas quererem ser ricas e seu cheio é cheio de sabedoria.
Deus não impede ninguém de ser rico, sua palavra apenas nos ensina a não o deixarmos de lado e não buscarmos com muito enfado (o que é diferente de esforço) as coisas materiais, até mesmo porque o que não provém de Deus e não está debaixo da benção dele não nos serve de nada.
Eu particularmente nunca desejei ser rica, sempre quis ser simples mas não passar fome. Não uso base bíblica pra dizer que todos devem pensar da mesma forma. Isso é um desejo do meu coração e até nisso o Santíssimo Deus tem me abençoado e me ensinado a agradecer na simplicidade. Agora quem quer ser rico Deus abençoa também, mas Ele ensina que pode ser perigoso, não errado. Se o coração for preparado pra não amar o mundo não há com o que se preocupar.

Zípora disse...

seu texto* é cheio de sabedoria.

Sandro disse...

Parabéns pelo texto, Vc esqueceu de mencionar o fim de Salomão

Unknown disse...

"Eia, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.
As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça.
O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.
Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos."
Tiago 5:1-4